1º DE MAIO (FERIADO): DIA MUNDIAL DO TRABALHO

 

 

A história do 1º de Maio mostra, que se trata de um dia de luto e de luta, não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade e que atualmente se acham ameaçadas.

 

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

 

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos a exigir a redução jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade.

 

Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos, foram incendiadas, criminosos e gângsters pagos pelos patrões invadiram casas de trabalhadores espancando-os e distribuindo seus pertences. A justiça da época levou a julgamento os lideres do movimento, August Spies, Sam Fieldem, Oscar Neeb, Adolph Fischer, Michel Shwab, Louis Lingg e Georg Engel. O Julgamento começou dia 21 de junho e desenrolou-se rapidamente. Provas e testemunhas foram inventadas. A sentença foi dia 09 de outubro, no qual Parsons, Engel, Fischer, Lingg, Spies foram condenados á morte na forca; Fieldem e Schwab, à prisão perpétua e Neeb a quinze anos de prisão.

 

No dia 11 de novembro, Spies, Engel, Fischer e Parsons foram levados para o pátio da prisão e executados.

 

Lingg não estava entre eles, pois suicidou-se. Seis anos depois, o governo de Illinois, pressionado pelas ondas de protesto contra a iniqüidade do processo, anulou a sentença e libertou os três sobreviventes.

 

Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações dos trabalhadores que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

 

Você faz parte da maior classe deste país, classe trabalhadora e batalhadora, que luta para colocar comida todos os dias na mesa, que cuida de uma família com um salário e luta para que um dia seja reconhecido por todo trabalho prestado.

 

Somente com a união de toda a classe será possível lutar para que os políticos aprovem projetos à favor dos menos favorecidos para que todos tenham acesso à educação, saúde, alimentação e moradia de qualidade.

 

"A Diretoria do Sindicato dos Empregados dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Tijucas, PARABENIZA todos os empregados dessa categoria representada, pela passagem do Dia Internacional do Trabalho."