DADOS NACIONAIS


O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE. Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.

 

MOBILIZAÇÃO


A mobilização de 2019 faz parte também da celebração dos 25 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), dos 100 anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e dos 20 anos da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil.

 

ACIDENTES E MORTES


Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o Brasil registrou no últimos 11 anos (2007 a 2018), 43.777 acidentes de trabalho com crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos. No mesmo período, 261 meninas e meninos perderam a vida trabalhando.

 

LEGISLAÇÃO


Segundo a Constituição Federal, o trabalho é permitido apenas a partir dos 16 anos, desde que não seja em condições insalubres, perigosas ou no período noturno. Nesses casos, é terminantemente proibido até os 18 anos. A partir dos 14 anos, é permitido contrato especial de trabalho na condição de aprendiz, com o objetivo de oferecer ao jovem formação profissional compatível com a vida escolar.

 

Fonte e leia a matéria completa: http://portal.mpt.mp.br

 

Você trabalhador conhece seus direitos adquiridos pelo seu sindicato, 

e as lutas de anos para que seus direitos sejam assegurados!!!

 

Não escutem boatos!

 

Venha nos fazer uma visita!!! Não fique na dúvida!!!

 

Se Homologar na Empresa, procure o Sindicato!!!

 

Filie-se, Fortaleça seu Sindicato!