Procuradoria-Geral do Trabalho - 24/11/2020

 

Brasília - Para encorajar a mudança de comportamento e a tomada de atitude diante de situações de desrespeito e violência contra a mulher, o Ministério Público do Trabalho lança campanha nacional de conscientização que ilustra comportamentos inadequados e propõe uma reflexão quanto aos relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho. As publicações serão feitas a partir desta terça-feira, 24 de novembro, nas redes sociais da instituição, em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que é promovido anualmente a partir do dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

 

Com o slogan “quem sente, não consente”, serão veiculados vídeos idealizados pelo MPT em Santa Maria (RS). De acordo com a procuradora do MPT em Santa Maria Bruna Iensen Desconzi, o foco é alertar para o assédio moral e sexual mostrando como atitudes motivadas por uma educação machista podem trazer prejuízos não só no ambiente do trabalho, a exemplo dos altos índices de feminicídio no Brasil. “A campanha busca dar voz ao respeito e à igualdade”, sintetiza.

 

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, no ano de 2018, 27,4% das mulheres brasileiras com mais de 16 anos afirmam ter sido vítimas de algum tipo de violência e 37,1% relatam ter sido vítimas de assédio. Dados do Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha também dão conta que, a cada dois segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. No entanto, em 2019, menos de 7% das ligações recebidas pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 acabaram em denúncias efetivadas (fonte: Sistema de Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e Atendimentos – SONDHA).

 

Vídeos “Quem sente não consente”

Ponto de vista da mulher no almoço com colegas de trabalho https://youtu.be/Ebsv0MF2fug

Ponto de vista do colega homem: https://youtu.be/6D-fgNhA0rQ

 

Fonte e leia matéria na integra:  https://mpt.mp.br

 

Lembramos a todos que seu sindicato é forte, quando todos contribuiem para o seu funcionamento. Sua contribuição é importante trabalhador, para a manutenção do sindicato. Fortaleça seu sindicato!

 

Maiores informações pelo fone (47) 3368-2499

 

SINDEHOTEIS